Governo entrega veículos para potencializar produção de erva-mate na faixa de fronteira

Da Redação


O Governo do Estado quer potencializar a produção da erva-mate em 10 municípios da faixa de fronteira de Mato Grosso do Sul. Para isso, entregou 12 veículos de assistência técnica à Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) nesta terça-feira (24).

Comprados em parceria com a Sudeco (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), os automóveis vão beneficiar 210 produtores de erva-mate de Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Iguatemi, Japorã, Laguna Carapã, Paranhos, Ponta Porã/Assentamento Itamarati e Tacuru.

“95% da erva-mate consumida em Mato Grosso do Sul vem de fora do Estado. Já fomos produtor no passado. Por isso, é importante que a gente retorne com esse processo. Não é fácil. É uma cultura difícil, que exige cuidados com as mudas. Mas é um projeto que tem toda a lógica para que ele dê certo e avance”, destacou o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

A produção de erva-mate no Estado atualmente alcança 1,5 mil toneladas por ano, com 268 hectares de plantio, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A meta do Governo do Estado e da Sueco, dentro do projeto de estímulo à cadeia produtiva da erva-mate, é implantar 260 hectares de novos ervais, aumentando pelo menos 7,4 mil toneladas por ano para atender as indústrias.

“Esse é um projeto que se iniciou em 2013. Foram muitos anos de esforços para irem se adequando, com muita pesquisa e treinamento. É um projeto de arranjo produtivo local, uma forma de levar desenvolvimento às pessoas”, pontuou o superintendente da Sudeco, Nelson Vieira.

Resgate econômico e cultural

O governador Reinaldo Azambuja acompanhou a entrega dos veículos e falou sobre o projeto da erva-mate nos municípios da faixa de fronteira. “É um sonho de tempos. A erva-mate faz parte da história de Mato Grosso do Sul. A região de fronteira precisa voltar às suas origens, produzindo com sustentabilidade e com ganhos ao produtor”, ressaltou.

Para ele, a execução do projeto de desenvolvimento da cultura da erva-mate potencializa uma atividade econômica positiva ao produtor, “que vai poder resgatar uma tradição e ter lucro com isso”. “Vamos resgatar atividade produtiva e deixar de ser importador de outros estados e até outros países. Então é muito importante esse trabalho técnico desenvolvido pela Sudeco, pelo Governo e pela Agraer”, completou.

Investimento

Desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a Sudeco, o projeto que estimula a produção da erva-mate em Mato Grosso do Sul conta com R$ 2,7 milhões de investimentos.  Os 210 produtores atendidos já receberam capacitação para aprender o desenvolvimento da cultura. O projeto também doou adubos, sementes, inseticidas e 350 mil mudas da erva. Outras 506 mil serão adquiridas. As informações são da Subsecretaria de Comunicação

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!